quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bolsas e estágios: Recebo devidamente?

Não é de hoje que as bolsas e estágios na área de Biblioteconomia são amplamente discutidas entre os estudantes e não raras são as comparações dos valores.
É muito complicado avaliar quanto se deve cobrar por uma bolsa de estágio, pois vários fatores devem ser levados em consideração, dentre elas está o custo de vida da localidade e a complexidade/grau de responsabilidade do serviço.
Deixo bem claro que não estou querendo dizer que quanto menos se recebe menos responsável será o serviço ou o estagiário. Por exemplo, um bolsista em uma biblioteca universitária terá um material muito menos sigiloso do que um de uma biblioteca de uma instituição Judiciária, em vista do conteúdo e dos serviços prestados, pois em uma biblioteca universitária o acervo é normalmente aberto a qualquer usuário, seja ele potencial ou real. Já em uma biblioteca jurídica, o acervo é extremamente especializado e nele podem conter decisões jurídicas, ou seja, que não possam ser de acesso público, sendo restrito à magistrados.
Voltando a discussão sobre os valores dos estágios/bolsas, recentemente foi feito um estudo e fora publicada uma lista com o “ranking” dos estágios mais bem pagos, e acredite, biblioteconomia está entre eles, na 6ª posição.
Contudo, o estudo diz uma grande verdade: “Apesar dos valores serem atrativos, os estudantes não devem escolher a profissão visando somente o ganho financeiro. É necessário que haja interesse e afinidade com as atividades exercidas na carreira, pois dessa forma a pessoa terá maior motivação para frequentar o curso“.
Como disse antes, o valor a ser pago depende diretamente do custo de vida da localidade, então há bolsas de estágios no Brasil que pagam mais de R$ 1.500,00 como também há as bolsas das IES públicas a pagarem pouco mais de R$ 200,00.
Aqui em Sergipe, resta aos  próprios estudantes se valorizarem e, principalmente, mostrarem seu potencial profissional, fazendo assim com que a profissão comece a ser valorizada desde já. A conseqüência disso será um mercado de trabalho amplo e atrativo.
Confira a lista com os valores de bolsas mais bem pagas em http://bit.ly/a0TEi7
Gustavo Nogueira
Bibliotecário/Documentalista
www.gustavonogueira.wordpress.com
www.twitter.com/gustavonog_

Um comentário:

  1. Diante de algumas propostas de estágios que têm surgido para os estudantes de Biblioteconomia da UFS, surge também a dúvida quanto à remuneração, ou seja, vou ou não vou? Acontece, e esta informação tem uma grande importância para os que pretendem ser bolsistas ou estagiários, no entanto, como já foi dito, é preciso a identificação pessoal com a área, para tornar o trabalho mais satisfatório e eficaz.
    Estudar é preciso!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião,usando do bom senso, se expresse: