quarta-feira, 30 de março de 2011

Biblioencontros...


Mais do que nunca os alunos do curso de Biblioteconomia da UFS tem 
vivido experiências super importantes para a vida acadêmica e futuramente profissional. No dia 12de março participamos de um   café palestra maravilhoso com o tema "Biblioteca, Informação e Emponderamento", sendo a palestra ministrada pela Drª. Plácida Leopoldina Ventura da Costa Santos,Livre-docente em Catalogação,Professora RDIDP do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília. A mesma marcou presença na Aula Magna que aconteceu no dia 14 de março de 2011, explanando sobre o tema "A Catalogação Revisitada". Mas não termina por aí não, pois no dia 24 de março o SESC organizou um Café Cultural com um toque nordestino, onde foi debatido a temática "Biblioteconomia e Informação - Perspectivas Atuais", tendo como mediadora a Drª. Valéria Bari - Coordenadora do Núcleo de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Não só os veteranos do curso, mas os calouros também estão adorando estes encontros, falando em calouros, esta semana passamos na sala de aula deles e fizemos a maior bagunça. Foi muito divertido e pudemos perceber que essa nova turma promete. No mais, daqui a algumas horas estaremos postando as fotos dos eventos supracitados. Fuiii!!!

Instituto Tobias Barreto pode fechar após 27 anos

Conhecido por concentrar um dos mais importantes acervos sobre a história de Sergipe, o Instituto Tobias Barreto, fundado pelo historiador Luís Antônio Barreto, que o manteve por 27 anos, pode fechar as portas por falta de incentivo. No prédio, localizado na Avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju/SE, estão arquivados mais de 25 mil títulos entre livros, fotografias, jornais e documentos coletados durante toda a carreira do historiador.

“Chega uma hora em que você cansa. Mantive esse acervo por conta própria ao longo desses anos sem qualquer apoio. Era um projeto de vida, mas não deu mais pra segurar”, lamenta Luís Antônio. Ele explica que apesar da riqueza que o acervo possui, a manutenção não requer altos custos. As despesas médias são de R$ 3 mil mensais para custeio de água, energia e pessoal. O imóvel é de propriedade do irmão dele, que o cedeu para tal atividade.

Barreto diz que está mantendo contatos na esfera privada, para avaliar qual a melhor alternativa para que o Instituto não tenha o funcionamento interrompido. Até o momento nenhum agente do poder público se manifestou sobre o assunto. Ele diz que está à disposição dos interessados em tocar o projeto. O contato pode ser feito através do e-mail institutotobiasbarreto@infonet.com.br.

Por Diógenes de Souza em http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=111393&titulo=cultura

terça-feira, 29 de março de 2011

Programação da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes

ABRIL/2011 - MÊS DO LIVRO INFANTIL E DIA ESTADUAL DO LIVRO



As Bibliotecas Públicas Epifânio Dória e Infantil Aglaé Fontes de Alencar, no mês de abril prepararam uma programação especial alusiva ao Mês do Livro Infantil destacando os escritores Hans Christian Andersen (02/04) – Dia Internacional do Livro Infantil) e Monteiro Lobato (18/04) – Dia Nacional do Livro Infantil). Além disso, no dia 07 de abril, data de nascimento do ilustre Epifânio Dória, ficou instituído através da lei Nº 6.580 de 06 de abril de 2009, o Dia Estadual do Livro em Sergipe.


Confirma Programação:

07 a 30 de abrilExposição Monteiro Lobato – Vida e Obra

04 a 06/04Semana Literária Hans Christian Andersen

Horários: 9h e 15h – Atividades de Pintura e Contação de histórias


05/04 – Roda de Leitura – Proler – Mediadores Maruze Reis e Antonio Carlos Viana

Horário: 9h

07/04 – Dia Estadual do Livro

- Encontro e Contação de Histórias com Escritores de Literatura Infantil

Presenças
dos escritores Dan Barreto (O sonho do jabuti)/Telma Costa (Tião e o
Bicho Papão)/Fátima Beatriz Colares e Zezinho Colares (Uma amizade
colorida e Sonho encantado).

- Lançamento do Livro Uma amizade colorida e Sonho Encantado de Fátima e Zezinho Colares.

- "Livrolino" - Mascote da Biblioteca Infantil apresenta a Exposição Vida e Obra de Epifânio Dória

Horário: 9h


07/04 - Roda de Leitura – Proler - Mediadores Prof. Gizelda Morais, Jeane Aguiar e Aloísio Rosa

Tema: Poemas de Epifânio Dória

Horário: 18h

12/04 – Hora do Cineminha – Sitio do Picapau Amarelo

Horários: 9h e 15h - Biblioteca Infantil


13/04 – Atividades de Pintura – Personagens do Sitio do Picapau Amarelo

Horário: 9h e 15h – Biblioteca Infantil


14/04 – Projeto 1,2,3...era uma vez - Contação de Histórias com o Grupo Prosarte


Horário: 9h – Biblioteca Infantil

19 e 20/04 – Projeto 1,2,3...era uma vez - Contação de Histórias - Lendas Indígenas

9h e 15h – Biblioteca Infantil

25 a 28/04 – Projeto 1,2,3...era uma vez - Contação de História com Estevão Colares

15h – Biblioteca Infantil

sábado, 26 de março de 2011

Projeto Biblioteca na Praça

A Biblioteca Municipal Clodomir Silva encerrou as comemorações alusivas aos 50 anos da unidade e as atividades do Projeto Biblioteca na Praça. O saldo foi positivo, já que a meta de democratizar o acesso aos livros e estimular o gosto pela leitura foi atingida. A unidade, que é mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), realizou este mês três intervenções culturais nas praças do Bugio, Siqueira Campos e Centro.


"O Projeto Biblioteca na Praça surgiu da necessidade de mostrar que a nossa unidade não é apenas um espaço onde são guardados livros, mas também um espaço público onde a sociedade pode fazer cursos gratuitos, participar de eventos e concursos", comentou o coordenador da instituição, Tarcísio Silva.


Mesmo existindo há 50 anos, segundo o coordenador, a biblioteca ainda era desconhecida por uma parte da população. "Muitas pessoas ainda desconheciam a biblioteca e o trabalho que realizamos. Por isso decidimos comemorar o aniversário da Clodomir Silva democratizando o acesso aos livros e através da contação de histórias", disse. 


Fonte de diversão, os livros inspiraram e encantaram crianças e jovens. "Tivemos um saldo positivo nas escolas estaduais participantes e em todos os locais em que estivemos, por isso já estamos pensando em reformular o projeto para dar continuidade a esta atividade de aproximação do público com a leitura", finalizou o coordenador da Clodomir Silva.

Alguns Lembretes

Só para avisar,pessoal, o BIBLIOTEC ainda está passando por algumas reformas, a medida que conseguimos um tempinho tentamos dar uma melhorada no blog, e por isso colocamos mais 2 abas, para facilitar a visualização dos Temas dos Vídeos e outra para o nosso email, caso queiram entrar em Contato conosco. A primeira será atualizada semanalmente pois os temas dos vídeos mudam. Vale a Pena Conferir!   

segunda-feira, 21 de março de 2011

SESC-SERGIPE CONVIDA!

A Biblioteca do SESC Centro realizará no dia 24 de março de 2011 mais uma edição de um dos projetos de Cultura do SESC
- O Café Cultural - com a temática "Biblioteconomia e Informação - Perspectivas Atuais".
Para esta edição, em especial, convidamos os profissionais da área de Biblioteconomia, professores e alunos da UFS, diretores de bibliotecas e público em geral para um bate-papo informal num momento de descontração direcionado e enriquecedor, regado ao aroma e paladar de um bom café nordestino.

Haverá uma mesa redonda composta por mestres e diretores de bibliotecas de Sergipe. O debate será mediado pela Profª Drª Valéria Bari (Coordenadora da Graduação de Biblioteconomia da UFS).

O Café Cultural acontecerá às 18h, do dia 24 de março de 2011, no terraço do SESC Centro, localizado à Rua Dom José Thomaz, 235. Bairro São José. Em frente ao Colégio Arquidiocesano.
O SESC emitirá certificados de participação.



O Sitema de Bibliotecas do SESC Sergipe é composto por 4 bibliotecas fixas: SESC Centro, SESC Socorro, SESC Siqueira Campos e SESC Indiaroba; 1 Sala de Leitura: SESC Comércio; e, atualmente, 1 biblioteca móvel: BiblioSESC.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Comemoração do Dia do Bibliotecário


No dia 12 de março de 2011, Dia do Bibliotecário, tivemos um "Café - Palestra" com a ilustre presença da Professora  Drª Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Professora RDIDP do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Livre-docente em Catalogação que ministrou a palestra: Biblioteca, Informação e Empoderamento com considerações interessantes sobre a posição do bibliotecário diante da informação, lidar com vários meios para disseminá-la, catalogação etc. Quem viu pode confirmar que foi bastante proveitoso ( teve alguns alunos que esticaram a saída também...hehe, para comemorar o reencontro no último dia antes de começarem as aulas que iniciaram dia 14 de março)

Mais Fotos Aqui na página: Fotos de Eventos

sábado, 12 de março de 2011

Parabéns a todos os bibliotecários!!!

O Dia do(a) Bibliotecário(a) foi instituído pelo decreto nº 84.631, de 14/4/1980, junto com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Foi escolhido o dia 12 de março em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (ocorrido em 1882), o nosso mais conhecido e ilustre bibliotecário.

Bastos Tigre foi jornalista, poeta, humorista, redator publicitário, autor teatral, filatelista e engenheiro eletricista. Decidiu abandonar sua profissão de engenheiro porque se apaixonou pelo ofício de bibliógrafo. Ele trouxe dos Estados Unidos o sistema de classificação decimal desenvolvido pelo bibliotecário norte-americano Melvil Dewey.

Com esse conhecimento, ganhou o concurso público para o cargo de bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Mais tarde, foi transferido para a Biblioteca Nacional, a maior do Brasil, e, depois, para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Foi nessa época que seus talentos se evidenciaram ainda mais, em razão das inúmeras contribuições trazidas para a ciência da biblioteconomia.

Na Antigüidade, quando foi inventada a escrita, os bibliotecários eram responsáveis pela escrita e armazenamento dos livros. Os escribas, por exemplo, escreviam as leis e registravam fatos do cotidiano.

Já na Idade Média, as bibliotecas passaram a ter um caráter religioso, e a função do bibliotecário ficou a cargo dos monges, que eram copistas e os próprios editores dos livros. Sua preocupação, porém, era apenas preservar o acervo e proteger as obras.

Hoje em dia, o bibliotecário é o profissional responsável não só por preservar a informação, como também por fornecê-la. É também sua responsabilidade garantir um acesso rápido e seguro a essas informações. Ele zela não pelo acervo de livros, periódicos e documentos gravados em discos, fitas magnéticas ou em modernas mídias digitais.

Visto que o funcionamento das modernas bibliotecas é bastante complexo, existem atualmente cursos universitários destinados a preparar pessoas especializadas para nelas trabalharem.

Fonte: www.paulinas.org.br


Parabéns a todos os bibliotecários!!!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Videos

Como prometido os vídeos foram mudados para:

  • Biblioteconomia e Afins: BIBLIOTECONOMIA E SERGIPE ( apareceu até um vídeo com o nosso bibliotecário Gustavo, mencionando sobre acessibilidade na BICEN);
  • Tecnologia: WEB 2.0
  • Humor: COMEDIANTES DO DEZNECESSÁRIOS 
Bom final de semana!

terça-feira, 8 de março de 2011

Parabéns Mulheres !!!

Mulher
Semente...
SER-mente...
SER que faz gente,
SER que faz a gente.

Mulher
SER guerreiro, guerrilheiro, lutador...
multimidia, multitarefa, multifaceta, multi-acaso...
multi-coração...

Mulher
SER que dá conta,
que vai além da conta,
que multiplica,
divide, soma e subtrai, sem perder a conta,
sem se dar conta, de que esse século foi seu parto,
na direção de seu espaço,
de seu lugar de direito e de fato,
de seu mundo que lhe foi usurpado e que agora é por ela ocupado.

MULHER...
Esse SER florado,
esse SER adorado,
esse SER adornado,
que nos poem em um tornado,
nos deixa saciado e transtornado,
que nos faz explodir e sentir extasiado.
SER admirado...

MULHER...
Nesse final de milénio, faça a transição.
Tire de seu coração a semente que vai mudar toda a gente
levando o mundo a ser mais gente...
Um mundo mais feminino,
mais rosado e sensibilizado,
mais equilibrado e perfumado...

PARABENS MULHER !!!
Não pelo oito de marco,
nem pelo beijo e pelo abraço,
nem pelo cheiro e pelo amaço.
Mas por ser o que és...
Humus da humanidade,
Raiz da sensibilidade,
Tronco da multiplicidade,
Folhas da serenidade,
Flores da fertilidade,
Frutos da eternidade...
Essencia da natureza humana.

Parabéns...

segunda-feira, 7 de março de 2011

Videos BIBLIOTEC - SE

Então pessoal, caso ainda não tenham percebido Oo, existe uma barra de vídeos do youtube no lado direito do nosso blog que colocamos com os seguintes temas:

  • Biblioteconomia e Afins
  • Tecnologia
  • Humor
São 4 vídeos relacionados a cada tema que são mudados em segundos pro tema seguinte.
Estamos com a proposta de mudá-los toda a sexta-feira , vocês podem dar sugestões também com relação a assuntos que tenham dúvidas ou simplesmente gostem, relacionados aos temas listados acima, excepcionalmente foi mudado hoje (segunda-feira) mas as mudanças ocorrerão às sextas e serão sempre postados os novos assuntos abordados, os temas dessa semana são:

  • O QUE FAZ UM BIBLIOTECÁRIO? (série de entrevistas com alunos e profissionais da UFG );
  • COMO USAR MELHOR AS REDES SOCIAIS 
  • VLOG JAVIPIOR 

CURSOS FEBAB

Biblioteconomia tá bombando em cursos...acabei de ver no News Letter APBDS - Ano 1/ n°. 3/MAR/ 2011, alguns cursos EAD organizados pelo Programa de Capacitação de Equipes Bibliotecárias - ONLINE - FEBAB. Os cursos disponíveis são:

CURSO AACR2
2ª Turma - de 28 de março a 30 de maio de 2011 - Inscrições abertas

PESQUISAS ACADÊMICAS NA WEB
8ª Turma - de 01 de março a 30 de abril de 2011 - Inscrições abertas

GESTÃO DE PESSOAS E O IMPACTO NOS RESULTADOS
3ª Turma - de 21 de março a 19 de maio de 2011 - Inscrições abertas

Informações e inscrições: www.febab.org.br


Vamos aproveitar!!!

Cursos oferecidos pela APBDS

Olá galerinha!

éh...acabaram as férias... isso é bom porque vamos voltar ao ambiente acadêmico, acumular e desenvolver mais conhecimentos, além disso vamos reencontrar nossos colegas de classe, no caso dos nossos queridos calouros, conhecer pessoas novas e assim aumentar a rede social. Falando em calouros, estou ansioso para conhecê-los, por motivos de trabalho não pude estar na recepção, mas fiquei torcendo para que tudo desse certo e deu, aliás as fotos ficaram ótimas. Mas vamos para ao que importa, nossa profissão é muito organizada e para ajudar na organização contamos com o apoio da APBDS (Associação dos Profissionais de Biblioteconomia e Documentação de Sergipe). A associação é de profissionais, mas os estudantes também podem se associar e aproveitar os benefícios que ela dispõe e como bons alunos nos colocar a disposição para apoiá-los nos eventos e no que for preciso. Falando em eventos a associação está organizando um curso maravilhoso sobre Introdução à Informação Audiovisual e outro sobre Imagens Fotográficas que serão ministrados pelo Ronni Santos Oliveira, um sergipano de sucesso, Bibliotecário, Professor, Escritor e Pesquisador em Informação Audiovisual e Bacharel em Biblioteconomia pela ECA/USP.
Local: Biblioteca Pública Epifânio Dória - Rua Dr. Leonardo Leite, s/n - 13 de Julho
Datas: 19 de março(Introdução à Informação Audiovisual)
30 de abril(Imagens Fotográficas)
Horário: 08h as 12h
Investimento:
Estudantes de Biblioteconomia - R$20,00
Sócios APBDS - R$40,00
Outros Profissionais e Interessados: R$50,00
Inscrições e informações: 8821-9531 ou 3179-1965 na Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes de Alencar - Rua Dr. Leonardo Leite S/N - 13 de Julho ou comunicacao@apbdse.org.br/ www.apbdse.org.br

Então, no mais, até a próxima postagens...

PARABÉNS! Aniversariantes do Mês de MARÇO

Michele Gomes dos Santos 05/03
Ana Lúcia Moura de Carvalho 10/03
Nauro Ferreira de Araujo 20/03
Makson de Jesus Reis 21/03
Ana Paula Santos de Oliveira 22/03

terça-feira, 1 de março de 2011

Agende-se II

AULA MAGNA


Data: 14 de março de 2011

Aula Magna do Curso de Biblioteconomia e Documentação do Núcleo de Ciência 
da Informação da UFS com a Professora Dra. Plácida Leopoldina Ventura A. 
da Costa Santos

Tema: A Catalogação Revisitada

Horário: 19 h

Local:Campus São Cristóvão - auditório Didática V.

As entidades responsáveis pelos eventos são a Associação Profissional de 
Bibliotecários e Documentaristas de Sergipe - APBDSE e o Núcleo de Ciência 
da Informação da Universidade de Sergipe - NUCI/UFS.

Ambos eventos vão oferecer certificados, que contam para a carga horária 
do currículo, vocês apresentarão para compor as Atividades Complementares. 
É claro também que os temas são diferentes, os conteúdos diferentes 
também.

Conto com a presença de todos, PRINCIPALMENTE OS CALOUROS, QUE SERÃO 
HOMENAGEADOS!!!

Atenciosamente:

Profa. Dra. Valéria Bari