sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dicas Rápidas Para Apresentações com PowerPoint






Olá Pessoal, primeiramente, o que me motivou a realizar esse post, foi ver quanta gente deixa de melhorar suas apresentações usando o powerpoint por mero desconhecimento, né? Cansei de assistir palestras de professores, doutores que se prejudicaram um pouco por ter que ficar "brigando" com os slides, então decidi compartilhar uns atalhos simples que acabam nos ajudando nessas horas, são eles:

  • A tecla E ou tecla . (ponto) - As vezes, quando estamos nos apresentando, é necessário fazer as pessoas prestarem mais atenção em nós, então fica mais fácil de fazer isso quando paramos a visualização dos slides por um tempo não é? As teclas citadas fazem isso, deixam a tela preta para que se possa transitar entre o espaço de apresentação sem passar na "frente dos slides".
  • A tecla C OU , (VÍRGULA) - Pode ter a mesma finalidade, com a diferença que deixa a tela branca.
(Obs.: Para que volte a exibir os slides é só pressionar qualquer tecla)

  • F5 -  Deixar a apresentação em tela cheia.
  • SHIFT+ F5 - Esta combinação de teclas serve para que quando você saia do modo tela cheia e queira voltar ao slide de onde parou. Ex.: Existem 30 slides na apresentação, vc saiu do modo de tela cheia no slide 15, quando reiniciar queira voltar ao slide 15, ao invés de pressionar somente a tecla F5, que faria ir para o primeiro slide, pressione SHIFT+ F5, que fará ir para o último slide utilizado, no caso o 15.



*Testado com microsoft powerpoint 2003, 2007 e 2010.
Bem... é isso, espero ter ajudado.   

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Projeto Terças Musicais na Biblioteca Epifânio Dória





Uma experiência única, em que os naipes da Orquestra se apresentam na condição de solistas de seu instrumento. Os Concertos da série "Terças Musicais" serão realizados nas noites da última terça-feira de cada mês, na Biblioteca Pública Epifânio Dória e no Palácio Museu Olímpio Campos, sempre às 20h:


 26 de ABRIL

Biblioteca Pública Epifânio Dória

Alberto NEPOMUCENO
Quarteto de cordas nº3, em ré menor, Brasileiro
Antonin DVORAK
Quinteto de cordas em sol maior, op. 77


Fonte: http://sinfonicasergipe.blogspot.com/2011/04/serie-tercas-musicais-estreia-nesta.html

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PEQUENO BURGUÊS/ESTUDANTE DE BIBLIO PRA QUÊ

Versão criada por Fernando Modesto da música "O Pequeno Burguês de Martinho da Vila".

Estudante de Biblio pra que

(Versão) Fernando Modesto

Felicidade, passei no vestibular
Mas o curso de biblio é particular
Particular, curso é particular
Particular, a biblio é particular

Livros tão caros tanta taxa pra pagar
meu dinheiro é contado,
agiota tive que emprestar
o meu dinheiro, de agiota tive que emprestar
o meu dinheiro, de agiota tive que emprestar
Morei em pensão, andei de busão lotado
do estágio ia pra aula, sem jantar e bem cansado
Mas lá no quarto à meia-noite tinha
sempre a me esperar

Um punhado de leituras e roupa suja pra lavar
Para lavar, só roupa pra lavar
Para decorar, só regras pra decorar
Mas felizmente eu consegui me formar
Mas da minha formatura, quase naõ chego a participar
Faltou dinheiro pra festa e também pro meu anel

nem o diretor careca quis dar o meu papel
o meu papel, meu canudo de papel
o meu papel, meu canudo de bacharel
E depois de 4 anos,

Mais desconforto e desenganos
O poder publico me acha custo desnecessário
Para quê um burguês profissional
Se a população é de pobre coitado

E quem quer informação não precisa de intermediário
O google é de graça, o google é mais facilitado
Biblio pra quê, em um país maravilha e iletrado
Biblio pra quê, em um país maravilha e iletrado



Sobre Fernando Modesto



Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.

Bibliofest

Se ligue galera...agora existe um blog que irá nos atualizar a respeito das festas e eventos que acontecem no nosso curso de Biblioteconomia. Acessem e confiram!!!

www.bibliofestufs.blogspot.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Entrevista: Profª. Drª. Valéria Aparecida Bari

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2008). Desde outubro de 2009, ocupa o cargo de Coordenadora do Núcleo de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe - NUCI/CCSA/UFS.

Quais as áreas de atuação para o bibliotecário?Onde houver um conjunto de documentos que contenham informação, é adequado para o exercício da profissão.

O que o mercado de trabalho espera do profissional da biblioteconomia?O mercado de trabalho não sabe o que o bibliotecário faz. Nós é que temos que mostrar pra ele o que somos capazes de fazer.

Diante desses dois anos de curso melhoraram as expectativas para os futuros formandos?Melhoraram. O curso foi implantado através do projeto do REUNI, estando de acordo com todos os parâmetros exigidos. A biblioteconomia é uma das graduações mais antigas do país, a terceira do mundo, a primeira das Américas. Quando entrei no curso, pensei que teria uma formação simples, mas depois percebi que é muito complexa. É um funil, onde entram muitos e saem poucos. A profissão é muito difícil, mas não é técnica, é preciso ter erudição; se fosse técnica não precisaria fazer um nível superior. O indivíduo precisa estar preparado para a educação continuada; eu, por exemplo, nada do que eu sei, aprendi na universidade, foi tudo uma busca individual pelo conhecimento.

A senhora estagiou? Em que área?Ai meu Deus! (risos... eu falo) Entre estágios obrigatórios e não-obrigatórios eu estagiei: em biblioteca universitária, biblioteca pública, biblioteca especializada, centro de documentação histórico, centro de documentação gerencial, e também com documentação jurídica, nesta não fui muito sucedida devido problemas de saúde, mas sei como funciona a organização neste ambiente, em se tratando de jurisprudência e outros documentos do tipo. Ah! Quando recém-formada, trabalhei também com a imprensa.

Depois de sua formação a senhora de realizou profissionalmente?Eu me realizei. Não foi a minha primeira escolha profissional; eu fui e sou a bibliotecária que eu gostaria de ter, não a que eu gostaria de ser. Eu nunca pensei em ser bibliotecária. Esta profissão apareceu pra mim no momento que eu estava ingressando no nível superior. Eu queria ser uma cientista na área de ciências exatas. E eu já tinha ajudado a montar diversas bibliotecas, e eu pensava naquilo que eu teria se tivesse um bibliotecário pra me ajudar nas minhas pesquisas. Eu fui essa pessoa aparecia no meu sonho, mas só que não era eu. Foi apenas um sonho, hoje, irrealizável, uma vez que sou umas das melhores bibliotecárias do mundo e não posso jogar fora o investimento que o governo fez em mim. Isso porque sempre estudei em escolas públicas, então...fica no sonho.

Para a senhora, o que é mais importante na vida?Amor

Qual sua comida preferida?Ah! (risos...) Se eu rejeitar, nem o cachorro come. Eu como qualquer coisa, tendo um tempero bom, é comida...eu como. Gosto de comida. Tenho algumas alergias, mas gosto de comer.

O que a senhora mais gosta de fazer nas horas vagas?Eu gosto de ler, então eu passo grande parte desse tempo lendo, assino várias revistas. Leio antes de dormir; quando eu acordo; levo na bolsa, na mala; eu gosto de ler na praia; gosto de viajar, conhecer lugares bonitos, estar perto da natureza, visitar um bom museu; adoro cinema, se eu pudesse todos dias ir ao cinema...

A senhora tem algum credo religioso?Tenho, eu sou espiritualista. Eu fui Católica Apostólica Romana, como se deve ser, até os dez anos. Dos dez anos aos dezoito, eu fui messiana, é uma religião vinda do Japão. E dos dezoito em diante eu decidi ser espiritualista, sempre decidi minha vida muito cedo.


Em nome do CABED agradecemos a professora Valéria pela atenção dispensada.

Rafaela Pereira dos Santos
Vice-presidente do CABED

Entrevista realizada no dia 06/04/2011 às 20:00h no NUCI – Núcleo de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

"Biblioentrevistas"

Olá pessoas!!
O CABED resolveu criar um espaço no blog onde vamos conhecer um pouco melhor tanto nossos colegas como nossos professores. Cada mês vamos postar uma entrevista realizada com um professor e um aluno. Então se você tiver curiosidade em saber um pouco mais das experiências pessoais e profissionais destas pessoas não deixe de acompanhar o nosso blog. E para estreiar nosso novo quadro segue abaixo entrevista feita com a nossa querida Prof. Dra. valéria Aparecida Bari.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Biblioteca Municipal Clodomir Silva passa por reforma

Para melhorar os serviços oferecidos à população, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva está passando por reformas estruturais. As obras tiveram início nesta segunda-feira, 11. Com isso, os acervos geral e infantil, que ficam no pavimento superior do estabelecimento, estarão indisponíveis ao público por um período de 30 a 60 dias.

As demais atividades organizadas pela biblioteca, como a 'Hora do Conto' e toda a programação cultural do mês de abril, irão acontecer normalmente no auditório da Clodomir Silva. Para mais informações, a Biblioteca Municipal disponibiliza o telefone (79) 3179-3743.

Fonte: Funcaju
Nossa fonte: http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=111953&titulo=cultura

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Reunião TCC

Atenção discentes do curso de Biblioteconomia da UFS. Será realizado no Auditório do CCSA que fica no mesmo prédio do NUCI, no primeiro andar do lado esquerdo, no dia 09/04/2011 às 14hs a reunião sobre o TCC. Lá você poderá tirar todas as dúvidas e entender como será realizado todo o processo desta etapa da vida universitária.

Abraços.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Biblioteca Pública Epifânio Dória Convida....

A Roda de Leitura, do dia 07 de abril, às 18h, terá um encontro especial em comemoração ao Dia Estadual do Livro, ocasião em que serão homenageados Epifânio Dória, patrono da Biblioteca, e Jackson da Silva Lima, escritor, historiador e poeta, por seus relevantes serviços prestados à cultura sergipana. Para tanto, a Biblioteca Epifânio Dória convida todos a participar da referida Roda.

domingo, 3 de abril de 2011

Pró-reitor morre em acidente de moto

É galera segue uma triste notícia... mas vamos reunir energia positiva e pedir a Deus que conforte seus familiares.


Pró-reitor Arivaldo Montalvão(Foto: Arquivo Portal Infonet)


No início da tarde deste domingo, 3, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Arivaldo Montalvão Filho, morreu após colidir a moto que conduzia em um poste, na avenida Beira Mar, nas imediações do Iate Clube.

De acordo com informações de populares Montalvão seguia com sua moto marca e modelo Yamaha/ XT 660, e placa policial IAA 8936, no sentido Centro/Atalaia, quando acabou sobrando em uma curva e colidindo frontalmente com o poste.

Acidente

Algumas pessoas que estavam no local informaram que a vítima estava parada no sinal vermelho, quando outro motoqueiro se aproximou. Os dois teriam acelerado as motos e no momento em que o sinal abriu, seguiram em alta velocidade.

Ainda de acordo com informações de populares, o segundo motoqueiro, ao perceber que o pró-
A vítima colidiu com o poste e a moto foi arremessada por aproximadamente 20 metros(Foto: Portal Infonet)
reitor havia colidido em um poste, retornou ao local e em seguida foi embora.

Moto Grupo

Também estiveram no local integrantes do Aracaju Moto Grupo, do qual Arivaldo Montalvão fazia parte, que informaram aos agentes de trânsito, que Arivaldo estava, durante toda a manhã, com amigos do grupo no município de Pirambu.

Equipes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estiveram no local controlando o fluxo de veículos. As equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da polícia criminalística também foram acionadas e o corpo de Arivaldo foi removido do local.

Por Alcione Martins

Fonte: http://www.infonet.com.br/noticias/ler.asp?id=111608&titulo=cidade

sábado, 2 de abril de 2011

Dica BiblioTec - Projeto "Música no Museu"



Navegando pela internet, encontrei essa ótima dica pra quem gosta de apreciar a música erudita:

Os amantes da música clássica terão um grande presente no mês de abril. Entre os dias 11 e 13 de abril, Sergipe receberá mais uma vez a turnê do projeto Música no Museu Norte-Nordeste, que desta vez, inicia sua temporada de concertos deste ano, em solo sergipano. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apóia o evento.
A primeira apresentação ocorrerá no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, no dia 11 de abril, às 20h30. Logo depois o projeto segue para Laranjeiras e São Cristóvão, nos dias 12 e 13, respectivamente. A música ficará por conta do Almendrix Trio, um grupo que têm no repertório uma sequência de clássicos brasileiros com arranjos especiais do pianista e Maestro João Carlos Assis Brasil.
O Música no Museu, que tem o patrocínio do BNDES e em Sergipe, além do apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está no seu 14º ano de existência. O projeto já levou para os museus brasileiros mais de 250 mil pessoas, aliando o conhecimento e o reconhecimento da história, à boa música. No total, cerca de 2.500 apresentações já foram realizadas com a participação de mais de 1.100 músicos, dentre eles 80 artistas internacionais.

O Projeto

Música no Museu é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo, como Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música como elo entre as artes plásticas e os próprios cenários dos museus, trazendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.
Trata-se na verdade de uma série de concertos gratuitos que busca privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época - da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin, todos já passaram pelos palcos de Música no Museu, na interpretação dos melhores solistas, grupos brasileiros e alguns internacionais.
Fonte: Secult