sexta-feira, 27 de maio de 2011

Seminário mostra obras raras da Biblioteca do Senado


Em comemoração aos 185 anos de criação da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, foi aberto, na manhã desta terça-feira (10) no Senado, o seminário Obras Raras e Valiosas: Passado e Futuro. A iniciativa busca, entre outros objetivos, exibir ao público exemplares raros de obras literárias da lavra de grandes autores brasileiros, além de documentos que ajudam a contar um pouco da história do país.
O seminário foi organizado com o propósito de debater os acervos raros existentes nas instituições públicas do Distrito Federal. Por reconhecer o valor dessas obras no resgate da memória do Senado, a biblioteca reuniu especialistas em biblioteconomia para discutir, entre outros temas, a digitalização, preservação, restauração e processamento técnico do acervo.
Na abertura do evento, estiveram presentes a diretora-geral do Senado, Doris Marize Romariz Peixoto; a diretora da Biblioteca, Simone Bastos; a secretária de Informação e Documentação (Sidoc), Edna Carvalho; a presidente da Associação de Bibliotecários do DF (ABDF), Iza Antunes; e o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia Arlan Morais de Lima.
De acordo com a diretora geral da Casa, a Biblioteca do Senado significa valiosa fonte de pesquisa.
- Desde a criação da Biblioteca, em 18 de maio de 1826, o acervo vem crescendo e se aprimorando. As obras raras são fontes riquíssimas de pesquisa e conhecimento, destacando-se independentemente da época em que foram criadas – disse.
Simone Bastos afirmou que o evento busca valorizar a história de uma das primeiras bibliotecas brasileiras.
- São poucas as instituições do país que alcançam tal data de existência. Quero agradecer aos funcionários e técnicos que passaram pela biblioteca ao longo de sua história e que ajudaram a construir este órgão – afirmou a diretora da Biblioteca.
Várias obras do acervo vieram da coleção pessoal do ex-senador Luiz Viana Filho [1908-1990]. Bibliógrafo e membro da Academia Brasileira de Letras, ele foi um dos maiores responsáveis pela projeção do órgão entre uma das principais bibliotecas do Brasil.
Fechando a agenda do evento, está previsto para 18h desta terça-feira (10), na própria Biblioteca, o lançamento do catálogo de obras raras, que lista 275 títulos, datados entre os séculos XVIII e XX.

Fonte: correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião,usando do bom senso, se expresse: